CIRURGIA ODONTOLÓGICA

A cirurgia ideal exige do cirurgião um planejamento correto, uma técnica atraumática com assepsia e anestesia adequadas, bom suporte científico, cuidadoso controle da hemorragia, delicadeza no manejo dos tecidos e pós operatório confortável.

Extração ou Exodontia

Os dentes são extraídos por vários motivos, como:

• Uma cárie muito profunda no dente;
  • Uma infecção que destruiu uma grande porção do dente ou da gengiva, periodonto, e osso adjacentes;
  • Não existe espaço suficiente para todos os dentes na boca.

Muitos dentistas recomendam a extração de dentes inclusos que nasceram apenas parcialmente. As bactérias podem se instalar em volta de um dente que nasceu parcialmente, causando uma infecção, que pode se estender para o osso adjacente e tornar-se um problema ainda mais sério.

Os dentes inclusos continuam tentando atravessar o tecido da gengiva mesmo quando não há espaço suficiente para eles. A constante pressão causada por essa tentativa de erupção pode acabar afetando as raízes dos dentes vizinhos.

Remover um dente incluso pode evitar uma infecção, danos aos dentes e osso adjacentes, além de evitar um sofrimento futuro.
Fatos muito comuns nos terceiros molares ou “dentes do Siso”.

O que esperar após uma extração?

É essencial manter a área limpa e prevenir infecções logo após a extração de um dente. Não se deve fumar e, nas 24 horas seguintes, não se deve limpar os dentes próximos ao local da extração.
Pode-se esperar um pouco de dor e desconforto logo após uma extração.

Outros cuidados serão solicitados para um maior conforto pós-operatório e uma recuperação mais rápida, como por exemplo:

• Medicamentos;
  • Repouso;
  • Gelo.

No caso de dor intensa ou prolongada, inchaço excessivo, sangramento ou febre, ligue para seu dentista imediatamente.

Dr. Guilherme Fróes Ficoni
Cirurgião Dentista