DISFUNÇÃO DA ATM
O que é Disfunção Temporomandibular (DTM)?
ATM significa articulação temporomandibular. Essa articulação é responsável por todos os movimentos que você faz com a boca, existindo uma em cada lado, em frente de cada orelha. As doenças dessa articulação e dos músculos que fazem esses movimentos da boca são chamadas de Disfunções Temporomandibulares (DTM).
Um dos sintomas mais comuns da DTM são as dores de cabeça. Muitos pacientes apresentam esse sintoma e não sabem que é causado pela DTM.
Quais os sinais e sintomas de DTM?
- Sensação de cansaço na face;
- Dor de cabeça ao acordar ou ao longo do dia que pode piorar com a mastigação ou a fala;
- Dor no pescoço e nos ombros referindo para face;
- Dor nas articulações ou face, ao abrir ou fechar a boca (bocejar ou mastigar);
- Dor ou dificuldade para mastigar alimentos duros;
- Bruxismo (ranger dos dentes) noturno ou diurno;
- Abertura limitada ou inabilidade para abrir a boca confortavelmente;
- Desvio da mandíbula para um lado;
- Travamento ao abrir ou fechar a boca;
- Ruídos articulares (estalos ou crepitação) e sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
- Ouvido tampado ou zumbido.
Se você apresenta algum dos sinais ou sintomas acima, provavelmente você está desenvolvendo uma DTM e deverá procurar um especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.
Quais a causas da Disfunção da ATM?
A disfunção da ATM está relacionada a hábitos comuns, como apertamento dentário, bruxismo, morder objetos, roer unhas, mascar chicletes, postura da cabeça (para a frente), postura de trabalho e apresenta fatores relacionados com o estresse, depressão e ansiedade ou eventos traumáticos.
Que profissional se deve procurar quando se tem os sintomas de DTM?
O profissional mais indicado é o dentista Especialista em DTM e Dor, e, em casos de comprometimento emocional, o paciente deve ser tratado em conjunto com o psicólogo ou psiquiatra. Caso haja necessidade de cirurgia, o paciente é encaminhado para o cirurgião.
Há casos ainda em que o tratamento deve ser realizado em conjunto com o Otorrinolaringologista, neurologista ou reumatologista, dependendo da complexidade da disfunção.
A DTM pode manifestar-se através de um simples estalo articular e desconforto moderado na frente dos ouvidos ou através de um completo travamento da mandíbula e de dor severa.
Componentes frequentes das Disfunções/Desordens articulares são os músculos da mastigação, diagnosticados como Disfunção Dolorosa Miofacial. Outros problemas que podem acontecer com a articulação temporo-mandibular são artrites, traumas, tumores, deslocamentos de disco, perfurações, travamento mandibular e queixo caído.
Tratamento
Há várias opções de tratamento. Os casos são avaliados minuciosamente, e o tratamento é individualizado. Porém, os principais procedimentos são:
- Toxina Botulínica (“BOTOX”)
- Termoterapia;
- Acupuntura;
- Orientação do paciente e autocuidado;
- Modificação do comportamento, incluindo técnicas de relaxamento e cuidados com o estresse;
- Medicamentos;
- Terapia física;
- Placa estabilizadora;
- Terapia oclusal (ortodontia, reabilitação oral etc.)
- Cirurgia em casos mais graves.
Toxina Botulínica no alívio da Disfunção da ATM
A toxina Botulínica, conhecida comercialmente como Botox, age no alívio do Bruxismo, Dores de Cabeça de origem muscular e controla o aumento e surgimento do desgaste dentário.
Outras Indicações da Toxina Botulínica:
-
Correção de sorriso gengival;
-
Evitar fraturas de restaurações ou mesmo dentes por apertamento;
-
Deixa o rosto mais fino , em pessoas que tem a musculatura aumentada pela hipertrofia dos músculos;
-
Estabilidade e proteção de tratamentos reabilitadores (próteses, implantes, etc).
Bruxismo (ranger dentes)
O Bruxismo ocorre quando a pessoa range os dentes durante o sono ou inconscientemente, quando acordado. Esse hábito é agressivo e pode trazer problemas musculares e dentais. Os sintomas são comuns durante o sono. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno. O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações.
O Bruxismo está diretamente relacionado com o stress e pode se manifestar em adultos e crianças. Assim que seus sintomas forem detectados, o paciente ou responsável deve procurar o especialista.
Pacientes co m bruxismo podem sofrer fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular.
Consequências
As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar à noite), ou à tarde (se a contração predominar ao dia).
Outro problema decorrente do bruxismo é dor da articulação da mandíbula. Esse processo também causar estalos, travamento; restringir a abertura de boca e desviá-la para um dos lados ao abrir e fechar.
Também é frequente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã, e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra.
Dra. Marina Coelho Ficoni
Especialista em Disfunção da ATM e Dor_ UNIFESP (Universidade Federal de SP)
Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares _ CECOM _SP Especialista em Ortodontia _ UNESP (Universidade Estadual Paulista)