ODONTOLOGIA ESTÉTICA
No Brasil, a Odontologia Estética teve início na década de 90. Ela atua integrada a diversas áreas da odontologia no intuito de melhorar saúde e estética bucal ao mesmo tempo. É uma área que exige do profissional não só habilidade manual, mas comprometimento com as expectativas do paciente e atualização constante.
Espaço entre os dentes, sorriso manchado, restaurações metálicas e anti-estéticas são coisas do passado para quem quer melhorar a aparência.
A Odontologia Estética aprimorou suas técnicas para oferecer ao paciente, além da saúde bucal, a promoção de um visual mais agradável. Para alguns o sorriso bonito melhora não só a oclusão (mordida) e a aparência do rosto, mas também o bem estar e a autoconfiança.
Pesquisas mostram que 96% das pessoas acreditam que a aparência dos dentes é imprescindível na apresentação pessoal.
Atualmente existem diversas técnicas, corriqueiramente utilizadas no consultório, que melhoram a estética bucal e permitem um sorriso mais harmônico, principalmente no que diz respeito à forma, posição e cor dos dentes.
Os principais recursos utilizados são clareamento dental, facetas de porcelana ou resina, coroas e próteses livres de metal. O clareamento dental pode ser realizado a laser, em consultório, ou doméstico e em forma de gel autoaplicável. Ambos têm bons resultados quando usados de forma correta e na indicação adequada.
Problemas de posição ou formato podem ser resolvidos através das facetas laminadas, que são feitas de resina ou porcelana.
Elas recobrem a superfície visível dos dentes exigindo desgastes mínimos e tornando o sorriso mais harmonioso.Outra possibilidade é a substituição das restaurações metálicas, como o cinza dos amálgamas, por resinas ou porcelanas. Essas trocas não são obrigatórias, mas a tendência atual é evitar ligas metálicas sempre que possível, até mesmo nas coroas, que são a reconstrução total de um dente. Já se pode fazer uso das técnicas “metal free”, ou seja, sem metal.
A Odontologia Estética restauradora pode atuar também sobre dentes saudáveis, ao contrário da antiga odontologia curativa.
Todavia temos aqui algo mais que simplesmente estética, uma vez que esse tipo de tratamento também proporciona saúde bucal.
Dentes alinhados corretamente permitem um melhor atrito com a língua e o lábio (função autolimpante), bem como, uma melhor ação da escova e do fio dental que passam a alcançar todos os espaços.
Outro benefício da Odontologia Estética Restauradora é a possibilidade de corrigir a mastigação errada, que pode estar relacionada a problemas no formato dos dentes, causando dores de cabeça e problemas nos músculos e ligamentos da mandíbula.