PERIODONTIA E PREVENÇÃO
Periodontia
- 75% da população maior de 25 anos sofrem de doenças periodontais.
- Estudos comprovaram que pessoas com doenças periodontais são mais suscetíveis a desenvolver doenças cardíacas e diabetes do que aquelas que apresentam gengivas saudáveis.
A doença evolui da seguinte maneira:
Gengivite
É o primeiro estágio da doença, ainda reversível. Ao deixar os dentes sujos e contaminados por placa bacteriana, a gengiva se torna inchada e sangra um pouco, principalmente durante a higienização.
Frequentemente já há presença de tártaro e mau hálito.
Periodontite
Periodontite é o estágio mais avançado da gengivite, essa doença muitas vezes é indolor e caracteriza-se por processos inflamatórios nos tecidos moles, inchaço e sangramento que leva à perda do osso ao redor dos dentes, resultando na perda dos mesmos.
Pesquisas recentes revelam que infecções como estas, de origem bucal podem disseminar e causar infecções sistêmicas, em outros órgãos e até nascimentos prematuros, por isso a necessidade de uma boa higienização e controle de placa bacteriana adequado com profissional.
Cirurgia Periodontal
A cirurgia periodontal pode ser necessária, caso a raspagem e o alisamento não controlarem a infecção, ou se esta estiver muito avançada e incluir perda óssea ao redor dos dentes. A Cirurgia é feita com anestesia local sem causar dores ao paciente.
Cirurgia Plástica Periodontal
A cirurgia plástica periodontal tem como objetivo corrigir defeitos na gengiva e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético para o paciente.
Hoje, com o domínio dos enxertos, defeitos como retrações gengivais, alterações de formato ou perdas de altura e espessura gengival são totalmente recuperáveis.
Prevenção
A Clínica Originale investe constantemente em novas técnicas, procedimentos e recursos de prevenção, fundamentais para evitar problemas de gengiva, cáries e outras doenças. Como nos mais modernos centros de odontologia do mundo, especialistas em higiene dental dão orientação sobre higienização oral, métodos profiláticos e reeducação dos hábitos alimentares, executam aplicações de flúor, entre outros procedimentos.
Higiene bucal correta é o primeiro passo para a prevenção de doenças periodontais e cáries. Use uma técnica adequada.