PRÓTESE DENTÁRIA

Prótese Dentária é a especialidade Odontológica que visa recuperar as funções mastigatória, estética e fonética, prevenindo de forma direta, problemas articulares e doenças periodontais.

Funções como estética, fonética e mastigação são reconquistadas e para tanto esta especialidade repõe ou restaura indiretamente os elementos dentários, por meio de confecção em laboratório.

Esta terapia é dividida e 2 grandes grupos: próteses fixas e removíveis.

Estruturas fixas podem ainda ser unitárias (coroas) ou múltiplas (pontes), porém sempre cimentadas nos dentes ou implantes.

Já os recursos removíveis, como dentaduras e pontes móveis, podem e devem ser removidos periodicamente para higienização.

Em ambas as opções, cirurgião dentista e paciente contam com um enorme leque de recursos materiais como ligas metálicas, porcelanas (cerâmicas) e polímeros que reconstituem harmonicamente tecidos perdidos.

Por extensão, este tratamento proporciona confiança ao falar, sorrir, reintegração social e assim, uma considerável elevação na auto-estima.

Prótese Fixa: Em relação aos implantes apresenta como desvantagens a continuidade da atrofia óssea na região desdentada e a necessidade de desgastar os dentes saudáveis para apoiar a prótese.

Prótese Adesiva: Em relação aos implantes apresenta como desvantagens a continuidade da atrofia óssea na região desdentada, porém não é necessário desgastar os dentes vizinhos. Por ser feita de porcelana, tem um bom aspecto estético mas possui durabilidade muito curta e rapidamente se destaca. Pode ser utilizada como uma prótese provisória antes da confecção do implante.

Prótese Removível: Não é considerada uma solução permanente, pois é instável e pouco firme, o que afeta a mastigação e o conforto. Este tipo de prótese é feito de um plástico rígido. É de confecção rápida e barata, podendo ser utilizada como uma prótese provisória antes da confecção do implante.

 

Dr. Guilherme Fróes Ficoni

 

<< Voltar