TOXINA BOTULÍNICA NA ODONTOLOGIA
Botox®
(Toxina botulínica)
O que é o Botox®?
A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox®, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. A toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses controladas.
Como funciona o Botox®?
A toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueia a transmissão de estímulos para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Este bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois as terminações nervosas regeneram e o produto perde o seu poder.
Indicações
Estética
Amenizando Rugas e Linhas de Expressão
A aplicação de Toxina Botulínica promove o efeito de suavizar rugas e linhas de expressão na região da face.
Entre as linhas tratadas estão as linhas da testa, a glabela (espaço entre sobrancelhas) e os “pés de galinha” (rugas que se formam ao redor dos olhos).
Bruxismo
O bruxismo caracteriza-se pelo hábito de ranger os dentes (frequentemente durante o sono) e por apertamento. Este hábito exige uma contração excessiva do músculo masseter, podendo provocar dores musculares e articulares, dores de cabeça, fraturas e atrição dentárias, etc.
Para alívio dos sintomas opta-se por confeccionar placas de relaxamento para uso noturno. Outro método é a medicação com relaxantes musculares e ansiolíticos.
Para o bruxismo, por exemplo, a toxina botulínica ajuda tanto os pacientes que rangem quanto os que apertam os dentes. A substância é aplicada de cada lado da face, nos principais músculos da mastigação para fazê-los perderem a força excessiva. É um tratamento novo que vem apresentando resultados incríveis.
Além disso, a substância também pode ser aplicada no controle das próprias dores de cabeça secundárias ao bruxismo.
Sorriso Gengival
Um sorriso atraente e estético depende de uma adequada proporção entre dentes, gengiva e lábio. Ao sorrir, o lábio superior deve mostrar cerca de três milímetros de gengiva. Uma exposição superior é considerada sorriso gengival. A prevalência nas mulheres é cerca de duas vezes maior que em homens.
Para algumas pessoas, o sorriso gengival representa uma desordem estética muito grande, chegando a afetar a autoestima.
Com uma pequena aplicação de toxina botulínica de cada lado da face, o músculo responsável por tracionar o lábio superior para cima e, consequentemente expor a gengiva em demasia, tem a sua atividade diminuída.
Hipertrofia dos Masseteres
O sobre-desenvolvimento do músculo masséter não tem uma causa específica, porém pode estar associado a contração excessiva. As injeções com toxina botulínica diminuem a função muscular e consequentemente uma diminuição de massa muscular tornando a face mais afilada.
Outras indicações:
Redução da força dos músculos masseter e temporal para colocar implantes dentários.
Fraturas dentárias recorrentes
Quais as contra-indicações e efeitos adversos do Botox®?
O tratamento com Botox® está contra-indicado em mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Indivíduos que estejam medicados com antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, aminoglicosídeos, bloqueadores dos canais de cálcio, sulfato de magnésio ou anti-inflamatórios não-esteróides não devem fazer aplicações. Não devem realizar o tratamento portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.
Imediatamente após as aplicações de toxina botulínica podem ocorrer pequenas nódoas negras nos pontos de injecção, dor ou vermelhidão. É possível a ocorrência de dores de cabeça.
Tempo de duração
O início de ação da toxina botulínica após injeção é de 2 a 4 dias. Porém atinge o pico de ação entre as 2 e as 4 semanas. Dependendo das doses e tonicidade muscular, o efeito pode durar entre 4 a 6 meses. A repetição dos tratamentos com toxina botulínica aumenta a duração do efeito.
Dr. Marina De Oliveira Coelho Ficoni
Especialista em Disfunção da ATM – UNIFESP
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional – UNESP
Habilitação em Toxina Botulínica – ACDC