bichectomia-originale

“Conheça melhor o procedimento estético da moda!”

Bichectomia é uma cirurgia estética em que há a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes, uma em cada lado da bochecha, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de “bolas de Bichat”. Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso. A finalidade da bichectomia é puramente estética: reduzir o volume e afinar o rosto.
Precisa ser muito bem indicada, pois essa região do rosto costuma perder gordura com o passar da idade e a retirada dessas bolsas de gordura pode acarretar em uma aparência mais envelhecida, principalmente se for total.

Antes de tudo, é importante que seja feita a avaliação clínica pelo profissional que executará a cirurgia, para que ele possa avaliar se há indicação e quais são as expectativas do paciente quanto ao tratamento. Depois disso, por ser uma cirurgia, é importante que o paciente faça os exames pré-cirúrgicos, para ver se está em condições de saúde para realizar a cirurgia com segurança.

A cirurgia, em condições normais, é realizada com anestesia local, dura cerca de uma hora, e é feita em consultório sem a necessidade de ambiente hospitalar, podendo haver sedação ou não, dependendo do paciente. As incisões são intraorais (por dentro da boca), por isso não há cicatriz e tem cerca de 2 centímetros. Os riscos de complicações são muito baixos, desde que feita por Cirurgião experiente, pois a região onde estão localizadas as “bolas de Bichat” está próxima de nervos, vasos e ducto da glândula parótida que, quando lesados, podem levar a complicações de difícil resolução ou sequelas, como perda de sensibilidade e paralisia facial.

O pós-operatório da bichectomia é simples. Normalmente ocorre um inchaço na região, que pode ser tratado com o uso de compressas de água fria e alimentação liquida nos primeiros dias. Indica-se evitar o consumo de alguns tipos de alimentos que podem causar maior desconforto. Além disso, o uso de protetor solar com fator de proteção solar maior do que 30 é muito importante.

O retorno às atividades normais, em geral, demora em torno de uma semana e a volta às atividades físicas depende da avaliação e indicação de seu Cirurgião.

Texto por Dr. Alexandre A. Farah Souza
Cirurgião Buco-Maxilo-Facial