O “cartão de visitas” também é qualidade de vida

 

Como em outras partes do corpo, a boca está cheia de bactérias, e é fundamental que seja assim, mas manter o equilíbrio entre elas é vital para saúde bucal e sistêmica.

Descuido com os dentes, gengiva e boca de maneira geral, provoca um desequilíbrio ecológico e os microorganismos podem se espalhar e contaminar também outras regiões da boca e do corpo.

As relações da boca com o resto do organismo são cada vez mais estudadas e, como resultado, foram encontradas importantes relações entre infecções de origem bucal e problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer, osteoporose, enxaqueca, parto prematuro e nascimento de bebês abaixo do peso.

Estudos mostram que além da contaminação direta das bactérias da boca em outros órgão via corrente sanguínea, existe uma segunda maneira pela qual as bactérias podem causar doenças doenças sistêmicas, enquanto o corpo luta contra invasores em geral, o sistema imunológico libera substancias que repercutem no funcionamento de outros órgãos, é o caso, por exemplo do Diabetes.

Mesmo quem tem boa saúde e mantém uma boa relação com escova dental e fio devem ficar atento e visitar o dentista regularmente.

Sangramento na gengiva são um importante sinal de alerta

O “cartão de visitas” também é qualidade de vida

estime-se.

Texto por Dr. Guilherme Fróes Ficoni
Especialista em Implantodontia – Unicsul – SP