Quando a criança apresenta algum problema de mordida em que a causa está no desequilíbrio da maxila e da mandíbula, o tratamento precoce está indicado sim.

Alguns fatores, como chupar o dedo, uso contínuo de Chupeta, alimentação muito pastosa, respiração bucal podem influenciar e até mesmo causar esses problemas de oclusão.

O objetivo do tratamento em crianças que ainda apresentam dentes decíduos (de leite) é corrigir problemas na base óssea, como mordida cruzada, mordida aberta e outros. Claro que o sucesso do tratamento depende da cooperação do paciente, do potencial de crescimento e da gravidade do caso.

Os problemas mais comuns na infância são:

Mordida Cruzada Unilateral

Mordida Cruzada Unilateral

Mordida Cruzada Anterior

Mordida Cruzada Anterior

Mordida Aberta

Mordida Aberta

Sobremordida Profunda

Sobremordida Profunda CI e II

Cada caso deve ser avaliado individualmente e o tratamento apropriado gera resultados excelentes e rápidos quando tratados ainda na infância, mesmo que a criança só tenha dentes de leite. Alguns casos podem ser realizados a partir dos 3 anos de idade, dependendo da gravidade do caso e da maturidade da criança.

O tratamento na infância é realizado com uso de Aparelhos Móveis confeccionados individualmente, Pistas diretas, orientações alimentar, mudanças de hábitos etc.

O envolvimento e estímulo da família é fundamental. Para ajudar na aceitação da criança, hoje existem opções de aparelhos móveis (utilizados nos dentes de leite) coloridos, com brilho e até com o personagem favorito do paciente inserido no acrílico. Mas, ainda assim, seu apoio e incentivo farão toda a diferença.

 

Texto por Dra. Marina Coelho Ficoni
Especialista em Disfunção da ATM e Dor_ UNIFESP (Universidade Federal de SP)
Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares – CECOM
Especialista em Ortodontia _ UNESP (Universidade Estadual Paulista)