“A Toxina Botulínica Pode Deixar o Rosto Mais Fino? Pode Aliviar as Dores de Cabeça?”

 

Além das propriedades estéticas, a Toxina Botulínica é muito útil no alívio do bruxismo, dores da ATM, no relaxamento e na redução do volume dos músculos da face.

Hipertrofia dos Músculos da Face (Masseteres):

O hiperdesenvolvimento do músculo masseter não tem uma causa específica, porém está associado a hábitos como o apertamento dos dentes. A aplicação da toxina botulínica diminui a função muscular e, consequentemente, há uma diminuição de massa muscular, tornando a face mais afilada e a expressão mais suave.

 

Bruxismo:

O bruxismo caracteriza-se pelo hábito de ranger e/ou apertar os dentes, frequentemente durante o sono ou até mesmo durante o dia. Este hábito exige uma contração excessiva do músculo masseter, podendo provocar dores musculares e articulares, dores de cabeça, fraturas e atrição dentárias, etc.

Para alívio dos sintomas e proteção do desgaste dentário as placas de relaxamento são parte do tratamento. Em alguns casos é necessário o uso de medicação como relaxantes musculares e ansiolíticos. As injeções com Toxina Botulínica surgiram inicialmente, como complemento ao alívio dos sintomas provocados pelo bruxismo, e são, cada vez mais, um recurso para estes casos, relaxando o músculo masseter e temporal, diminuindo as dores musculares, articulares e de cabeça.

Texto por Dra. Marina Coelho Ficoni
Especialista em Disfunção da ATM- UNIFESP
Especialista em Ortodontia- UNESP
Habilitada ao Uso da toxina Botulínica e Preenchimento-ACDC